De 12 a 16 de Abril Teatro Tivoli BBVA

Hora: 21:30/16:30
Promotor: UAU
Preço: De 20,00 a 35,00€
Idade: M/06

São extraterrestres mas cantam à capella. Os instrumentos nunca sobem ao palco. Tudo com muito ritmo e uma grande dose de humor. Os Voca People voltam a Lisboa ao Teatro Tivoli BBVA para uma série de espetáculos de 12 a 16 de abril. Hora e meia de puro entretenimento!

Texto: Sofia Canelas de Castro

Assumem-se como extraterrestres vindos do longínquo planeta “Voca” e têm uma missão: conquistar a Terra…com as suas vozes, humor e uma energia musical diferente. Os Voca People atuam no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, de 12 a 16 de abril e prometem um repertório variado e bem conhecido do público.

Depois de plateias esgotadas em todo o mundo, 15 milhões de visualizações dos seus vídeos na internet, é agora a vez de Lisboa se deixar encantar pelas versões a capella e beatbox (percussão vocal) de êxitos de Michael Jackson, Tom Jones, Madonna ou Queen. Vestidos integralmente de branco, este grupo de alienígenas – faz parte do marketing do espetáculo não revelar o país de origem – é composto por cinco homens e três mulheres numa fusão de vozes e estilos onde a sonoridade se expressa na variação dos talentos do coletivo.

Sem instrumentos (a capella significa precisamente a música coral sem acompanhamento instrumental) e a viver, em exclusivo, do poder vocal dos oito elementos, o que se pode esperar desta comédia musical? “Uma hora e meia de puro divertimento”, garante Lior Kalfo, criador e diretor artístico dos Voca People. Com uma “linguagem própria”, os Voca People não se ‘limitam’ a reinterpretar os êxitos de grandes artistas mas antes criaram um novo conceito de espetáculo. “Não queríamos que os Vocas tivessem um som clássico de a cappella, mas queríamos preservar e acentuar os arranjos originais e os conhecidos riffs musicais de grandes êxitos. Em certo sentido, as próprias vozes têm uma maneira muito própria e singular de simular guitarras, latão, percussão, bateria e baixo”, concretiza o diretor artístico. Resultado em palco: “Em combinação com o enredo do espetáculo, é isso que fez deste um projeto tão inovador. Com os Vocas, trouxemos algo incrivelmente único para um campo que precisava de nova inspiração”.

Nascidos em 2009, os Voca People resultam da ambição criativa e musical de Lior Kalfo e Shai Fishman, diretor musical do projeto que, metódica e cuidadosamente, elegeu “esta elite com os melhores talentos musicais”, não só em termos de aptidões vocais, como também com competências de dança e cómicas.

Para os espetáculo de abril, os Voca People prepararam novidades. “Vamos ter uma batalha de vários géneros musicais como hip hop, dubstep, heavy metal, jazz e outros”, antecipa Kalfo. Há medleys em que Sinatra ‘visita’ Nirvana, Bob Marley emparelha com Vanilla Ice e um medley integral dedicado ao rei da pop, Michael Jackson.

Os ingredientes misturam-se e harmonizam-se numa comédia musical que já se apresentou mais de 2500 vezes em cerca de 40 países. “Já tivemos a sorte de sermos vistos por mais de dois milhões de pessoas no mundo inteiro”, remata Lior Kalfo, admitindo a ansiedade de voltar à capital portuguesa, pela quarta vez. “Não é só pelo facto de Lisboa ser uma cidade linda mas também pela magia das suas gentes. Os portugueses são amigáveis, acolhedores e cheios de vida e, sem dúvida alguma, o público português é dos melhores do mundo.” E porquê? “Porque são acessíveis e descontraídos (‘easy going’), entusiastas e gostam muito de música e do humor deste espetáculo, compreendendo muito bem a mensagem principal – “A vida é música”.