De 28 a 30 de Abril CCB

Hora: Várias Horas
Promotor: Fundação Centro Cultural Belém
Preço: Vários
Idade: M/06

Os Dias da Música são, sem dúvida, o principal festival de música clássica em Portugal. Este fim de semana de primavera, que traz ao CCB dezenas de milhares de pessoas para celebrarem a música, suscita sempre uma grande expetativa entre público e artistas.

Com um tema diferente todos os anos, procura-se lançar pontes entre a música clássica e outros mundos e outros olhares, quebrando-se barreiras, levando a música clássica e os intérpretes ainda mais longe. Este ano, de 28 a 30 de abril no CCB, o mote é a relação entre a música e a palavra, sob o título de As Letras da Música. Dê-se primazia às palavras ou dê-se primazia à música, a verdade é que quando a música casa com as palavras algo de mágico acontece, como nos provam tantos e tantos compositores desde os trovadores medievais, aos cantautores dos nossos dias. Mas as palavras não aparecem apenas nas obras cantadas. Muitas vezes a música foi buscar inspiração às obras intemporais da literatura, levando as palavras consigo sem as pronunciar.

Aconteceu assim com quase todos os grandes compositores da história. Mesmo sem palavras, essas, encontram-se presentes em variadíssimas obras como é o caso dos poemas sinfónicos, das fantasias, das inúmeras obras para piano escritas tendo como base monumentos da literatura universal. Consulte o cartaz completo.