Fausto vai apresentar “A Trilogia”, baseado em três discos icónicos da música popular portuguesa: “Por este rio acima”, “Crónicas da terra ardente” e “Em busca das montanhas azuis”. O espetáculo vai decorrer no dia 19 de maio, no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) de Sever do Vouga.

Fausto formou a primeira banda, “Os Rebeldes”, ainda na antiga província ultramarina portuguesa. À musicalidade da sua origem beirã, assimilou os ritmos africanos a que juntaria, mais tarde, os das suas origens lusas.

O seu primeiro álbum, “Fausto”, com o qual venceu o Prémio Revelação em 1969, foi lançado quando voltou à metrópole para se licenciar em Ciências Políticas e Sociais, no então Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina (atual ISCSP).

Autor de 12 discos, gravados entre 1970 e 2011 (dez de originais, uma compilação regravada e um disco ao vivo), é presentemente um importante nome da música portuguesa e da música popular em particular, sendo a sua obra revisitada por nomes como, entre outros, Mafalda Arnauth, Né Ladeiras, Teresa Salgueiro, Cristina Branco ou Ana Moura.

O seu último álbum, “Em busca das montanhas azuis”, editado em 2011, venceu o Prémio Amália 2012, foi Disco de Ouro e integra/fecha a trilogia do compositor sobre a diáspora lusitana composta pelos já aludidos discos “Por este rio acima” (1982) e “Crónicas da terra ardente” (1994).

Fausto compõe cada álbum de originais como quem conta uma história, da primeira à última canção. Com base no desenvolvimento e estilização da rítmica tradicional portuguesa, a que sempre juntou uma escrita poética e muito cuidada, o percurso deste reconhecido compositor é único no universo musical português.

COMPRAR