O Festival Verão Clássico 2017 acontece nos dias 4,7 e 10 de Agosto no CCB terá um programa extremamente aliciante e variado, com a presença de músicos extraordinários, referências mundiais dos seus instrumentos.

O concerto começará com a brilhante e raramente interpretada Abertura sobre Temas Judeus, de Serguei Prokofiev, composta para um conjunto insólito de instrumentos: clarinete, piano e quartet de cordas. Seguir-se-ão os inspiradíssimos Quarteto K. 370 de Mozart e Romances Op. 94 de Schumann, obras-primas do classicisimo e romantismo musical, respetivamente. Este concerto Festa de Abertura encerrará  com uma das obras mais populares do repertório: o 1º Trio de Felix Mendelssohn.

O segundo concerto MasterFest do Festival VERÃO CLÁSSICO 2017 será preenchido integralmente por música russa. Oportunidade para ouvir obras-primas de três dos maiores compositores russos, na interpretação de nove músicos aclamados internacionalmente. Para abrir o concerto, o russo Eldar Nebolsin, um dos grandes pianistas da actualidade, tocará uma seleção dos belíssimos Prelúdios Op. 23 de Serguei Rachmaninov. Seguir-se-á o genial e inventivo Quinteto Op. 39 composto por Serguei Prokofiev para oboé, clarinete, violino, viola e contrabaixo. Esta Festa Russa terminará em crescendo, com o extraordinário 2.º Trio de Dmitri Schostakovich, uma das obras mais poderosas do séc. XX.

O terceiro concerto MasterFest do Festival VERÃO CLÁSSICO 2017 será dedicado exclusivamente à música do Romantismo Musical. Para começar o concerto, o “divino clarinetista Pascal Moraguès”, como lhe chamou o Le Monde, interpretará a belíssima 2.ª Sonata Op. 120 de Johannes Brahms, um dos maiores compositores românticos alemães. Seguir-se-á o lirismo da Melodia, para contrabaixo e piano, do compositor e contrabaixista virtuoso italiano Giovanni Bottesini. Para terminar esta Festa Romântica, reunir-se-á um quarteto de músicos excecionais, para a interpretação de uma das obras-primas do repertório romântico: o imponente e brilhante Quarteto com Piano N.º 2 do grande compositor checo Antonín Dvořák.

COMPRAR